História da estação ferroviária é apresentada em série histórica
- Redação AN
- 3 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
A história da estação ferroviária é um dos marcos cachoeirenses que teve sua história contada no 7º episódio da série histórica intitulada “Cachoeira do Sul 200”, que nasceu com o intuito de enaltecer e homenagear o município que em agosto de 2020 comemora o seu bicentenário. Conforme a historiadora Mirian Ritzel, no dia 7 de março de 1883, o trem apitou pela primeira vez na Estação Ferroviária de Cachoeira do Sul. Construída no alto da Rua 7 de Setembro, a estação acabou transformando a paisagem urbana da cidade com o passar do tempo, bem como a distribuição da população ao dividir o município em zona alta e zona baixa. A Estação na Rua Sete serviu Cachoeira por 90 anos. O prédio foi demolido e os trilhos retirados em 1975, levando uma página de 90 anos de chegadas e partidas, de muitas histórias vividas e contadas. Hoje, no espaço da antiga estação, existe a Praça Honorato de Souza Santos. Com o fechamento da velha estação ao tráfego de trens em 1973, construíram outra, moderna, longe do centro, na zona norte, que durou pouco mais de 20 anos, sucumbindo junto com o transporte ferroviário de passageiros no país.
Saiba Mais
Desde o início de abril a série “Cachoeira do Sul 200” vem sendo apresentada, contando em episódios semanais a vida de Cachoeira ao longo dos dois séculos, desde a pujança na produção primária, base econômica deste que é quinto município do estado do Rio Grande do Sul, até os dias atuais. Os episódios são transmitidos todas as quartas-feiras, ao meio-dia, no NT Sul exibido pela TV Cachoeira (Canal 11.1 - com transmissão ao vivo pelo Facebook da TV Cachoeira). A cada semana, um novo tema é tratado com o objetivo de redescobrir histórias da cidade. Além de fragmentos do filme (documentário sobre o bicentenário do município que estreou em dezembro), a série conta com materiais exclusivos nunca antes exibidos.
Importante
Além da pesquisa e apresentação realizada por Mirian Ritzel, participam da produção as jornalistas Lena Caetano, Telma Thomaz e o produtor Cristianno Caetano. Os episódios apresentam temas distintos repleto de detalhes. Até agora, foram contadas histórias de locais tradicionais do município, bem como a evolução do comércio e até mesmo como Cachoeira enfrentou a Gripe Espanhola no século passado.

FOTO: MUSEU MUNICIPAL
Comments