top of page

Coluna semanal: Paulo Ribeiro Silva

  • Redação AN
  • 24 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

"Os invisíveis"

Para tirar os trabalhadores informais das ruas por conta da pandemia, o projeto de auxílio emergencial do governo federal estimava cerca de 54 milhões de brasileiros aptos a receber o benefício dos 600 reais. A realidade vista nos dias posteriores ao lançamento do programa para cadastros via internet, em sete de abril, ampliou essa previsão para 70 milhões, cálculos preliminares já davam conta de gastos na ordem de 98 bilhões de reais para custear as três parcelas. Chama atenção o número estimado no início, o grande alvoroço pela procura e o posterior cálculo acrescentando mais cerca de 16 milhões de brasileiros, chamados de "invisíveis" pelo ministro da Economia. Em relação a números relativos a renda, a pandemia está ensinando mais do que o Censo do IBGE, por isso especialistas falam em "nova economia", nada será como antes.

Agonia financeira

O governo do estado disse essa semana que a queda na arrecadação tributária tende a dobrar em relação ao mês anterior, o que fatalmente afetará de forma mais acentuada a problemática do pagamento dos servidores, crise que prejudica a quitação salarial em dia desde antes da pandemia. À espera de socorro da União, os estados agonizam. Chamo atenção especial para a realidade local: com a queda gradual do bolo tributário repartido com os municípios, até quando nossa Prefeitura conseguirá pagar em dia? Não esperem milagres.

À flor da pele

Sou egresso da turma de 1992 no Exército, servi no Terceiro Batalhão de Engenharia de Combate. Quase 28 anos depois, reencontro minha antiga turma num aplicativo que compartilha dados via internet, com a troca de mensagens, fotos daquela época, registros atuais e publicações diversas. Esse é um dos lados bacanas da internet, dentre vários outros: a manutenção do contato. Estamos todos mais velhos, a maioria ganhou peso por razões óbvias, mas é muito gratificante relembrar aqueles momentos de nossa passagem para a fase adulta. São várias as pessoas que estão inseridas em grupos virtuais que compartilham as histórias do passado, principalmente em tempos de quarentena: a memória está à flor da pele.

Novos tempos

A popularização da Internet permite que as pessoas tenham acesso a vários tipos de informações virtuais, como as ofertas do comércio de toda natureza. Me acostumei lendo as promoções de uma rede de supermercados via jornal impresso, depois os anúncios sumiram, isso durante a pandemia. Eis que recebo na caixinha acoplada à grade metálica aqui de casa um encarte avulso com as promoções da rede, material que certamente chegou até para quem infelizmente (ou felizmente) não tem condições de manter, principalmente nessa época de extrema dificuldade, a assinatura de um jornal.

Comments


145795aec5cd880.png
png_1.png
whats.png
Email-icon-15.png
Email-icon-15.png
Email-icon-15.png
facebook.png

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

A NOTÍCIA _ LOGOTIPO_VERSÃO 02.png

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia

bottom of page