H1N1: Começa terceira fase da campanha de vacinação
- Redação AN
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Nesta segunda-feira, 11/05, começou mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde orienta que essa fase da campanha será dividida em duas etapas. Até o próximo dia 17 o público-alvo compreende pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. Na segunda etapa, entre 18 de maio e 5 de junho, são incluídos professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Segundo o governo, a exemplo das demais fases, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos até dia 5 de junho, data em que a Campanha Nacional de Vacinação se encerra.
ATENÇÃO
Em Cachoeira do Sul, com exceção da unidade sanitária do Bairro Promorar, na zona norte da cidade, todos os outros postos de saúde do município estão com vacina disponível, conforme a Vigilância Epidemiológica.
META - A meta da 22ª Campanha Nacional Contra Influenza é imunizar 42.657 pessoas em Cachoeira do Sul. No público alvo da primeira etapa, entre os idosos foi atingida a meta de 93,30% e 95,78% entre os profissionais de saúde em Cachoeira do Sul.
Por que é importante tomar a vacina?
Para começar, a vacina da gripe é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso. Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a Covid-19, que possui sintomas semelhantes. Existe também a possibilidade de que as duas infecções aconteçam juntas, já que o combate a um dos vírus direciona forças para essa batalha, enfraquecendo a resposta imunológica a outros patógenos caso eles entrem no corpo ao mesmo tempo. O influenza também é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças, exatamente o público vulnerável ao novo coronavírus. Além disso, estar imunizado também garante menos casos que necessitem de cuidados intensivos, aumentando os leitos para quem adquirir a nova doença.
Confira os pontos de vacinação:
US 01 EX-INAMPS US 04 CENTRO SOCIAL URBANO US 14 MARINA ESF 1 PROMORAR ESF 2 CARVALHO ESF 3 NOEMIA ESF 4 BARCELOS ESF 5 TUPINAMBÁ ESF 7 PONCHE VERDE ESF8 Ferreira

FOTO: DIVULGAÇÃO
Comments