top of page

Patrick Lima Prade

  • Foto do escritor: Magaiver Dias
    Magaiver Dias
  • 15 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

A Casa

Sem cinemas por tempo indeterminado, os serviços de streaming se tornaram a melhor opção para quem quer novidades. A Netflix está agradando bastante seu público com produções próprias que não se encontram em outros serviços. Um dos lançamentos mais atuais é o suspense psicológico A Casa, de Álex Pastor e David Pastor, irmãos responsáveis por outros dois suspenses catastróficos: Vírus (2009) e Os Últimos Dias (2013). Em A Casa, a catástrofe acontece dentro de um ser humano que vê seu modo de vida mudar radicalmente quando fica desempregado. Pode parecer um tema simples e sem atrativos, mas esse é só o ponto de partida de uma história que nos faz refletir bastante sobre o que se passa dentro de cada ser humano e do que cada um é capaz para defender aquilo que mais ama. Nesse caso é a ‘casa’ do título que desperta o pior lado de um homem até então considerado pacato e civilizado.

Os irmãos espanhóis Pastor escrevem e dirigem seus próprios filmes, e enquanto em Vírus e Os Últimos Dias vemos a humanidade ruir por um motivo externo, em A Casa a queda acontece de dentro para fora. O ótimo ator Javier Gutiérrez, de Durante a Tormenta (2018), é quem dá vida ao pai de família que coloca seus bens materiais e status social acima da própria família e até de seus princípios morais. Com uma interpretação realista vemos a indiferença e falta de preocupação de Javier (nome do personagem também) enquanto comete os atos mais insanos para recuperar sua antiga vida. Mario Casas, outro conhecido ator espanhol que estrela o ótimo Um Contratempo (2016), é quem interpreta Tomás, o jovem pai de família que tem o azar de cruzar o caminho de Javier num momento onde todos deveriam manter distância.

A História

Javier vive uma vida feliz ao lado da mulher e do filho pré-adolescente em um apartamento de alto padrão. Cada um tem seu carro e o filho estuda em uma escola particular quando Javier se vê desempregado e com dificuldades de encontrar novas oportunidades de trabalho. Com vagas que segundo ele não são á altura do seu currículo, ele não aceita as poucas oportunidades para não manchar sua reputação. Sem dinheiro, a família é obrigada á se mudar para um apartamento muito menor em um bairro de classe baixa e o filho é transferido para uma escola pública, tendo na esposa a única fonte de renda da casa, em um trabalho que ele acha humilhante para ela. O filho começa á sofrer bullying na nova escola por estar acima do peso, a esposa começa a suspeitar do comportamento estranho do marido e se sentir solitária, mas nada disso importa para Javier. Só uma coisa está fixa em sua mente: sua antiga casa. Com cópias das chaves guardadas de sua antiga morada, ele passa á vigiar o local, esperando os atuais moradores saírem para entrar e observar o modo de vida deles, além de matar a saudade de seu lar, aproveitando para lanchar, ir ao banheiro e acessar a internet. Assim ele fica conhecendo a rotina dos novos habitantes e começa á sentir inveja das coisas que eles possuem e que antes eram dele: a família feliz, a filha atleta, o marido bem sucedido e é claro, a casa.

Invasor

Não contente em apenas observar e invadir, Javier começa a interferir em pequenas coisas na vida da família, e em um dia de sorte consegue fazer amizade com Tomás, o homem que segundo ele tomou o seu lugar no mundo. Tomás é um alcoólatra em recuperação, e Javier começa á frequentar as reuniões dos Alcoólatras Anônimos, fingindo ser ex-viciado e contando um historia bem similar a de Tomás, que sente simpatia e afinidade com Javier. Os dois fazem amizades e logo Javier está frequentando a casa como amigo da família. Enquanto a sua família fica em segundo plano, negligenciada pela ausência do pai, que agora só quer encontrar um meio de recuperar o que é seu.

De posse de informações do computador de Tomás, Javier cria armadilhas para o casal que começa á se desentender e logo tudo começa á tomar o rumo desejado por ele. Tomás começa a desconfiar das intenções de Javier, mas a família adora o amigo e ele fica parecendo paranóico, levantando suspeitas de sua sobriedade. Envolvidos numa teia de mentiras, Tomás se separa e começa a buscar meios de recuperar a esposa que está cada vez mais íntima de seu ex-amigo. Nesse ponto a obsessão já toma conta de Javier e os acontecimentos á seguir não serão revelados por mim para não estragar a experiência de quem ainda não assistiu ao filme.

O Valor Das Coisas

Javier colocou em sua imagem um valor exagerado, principalmente na imagem que mostra aos outros. Perdendo tudo isso, ele não encontrou na esposa e no filho o verdadeiro valor de um lar. Lar para ele era a casa onde morou e que foi ‘invadida’ por Tomás. Não contente em desejar de volta sua casa, ele passou a invejar cada vez mais a vida do amigo, e a casa seria apenas um bônus, ele queria mais: queria a mulher feliz, o emprego bem remunerado, a filha perfeita. Seu atual apartamento, sua esposa cansada e o filho necessitado de ajuda passaram á ser um estorvo, uma lembrança diária da vida miserável que ele leva perto da vida exemplar de antes. Nem pensou na hipótese de recomeçar, ele queria era pular direto pro topo, e se isso significasse prejudicar alguém, ele não hesitaria. Como muitos fazem na vida real, Javier deu valor ao que não tinha e desvalorizou o que tinha em casa, deixando mulher e filho passando por dificuldades enquanto ele fazia um teatro de bom moço para ‘sua futura família’. A insanidade tomou conta e ele só via o resultado, sem se importar com o resto dos outros que ficassem pelo caminho. Como muitos fazem, trocou o certo pelo duvidoso sem pensar nas consequências, perdendo mulher, filho, amigos, por um status sustentado por uma mentira, sendo alguém que ele não era, esquecendo que uma mentira não se sustenta por muito tempo, e qualquer coisa construída tendo por base a mentira fica sujeita a ruir, inclusive uma casa.

Comentarios


145795aec5cd880.png
png_1.png
whats.png
Email-icon-15.png
Email-icon-15.png
Email-icon-15.png
facebook.png

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

A NOTÍCIA _ LOGOTIPO_VERSÃO 02.png

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia

bottom of page