Cachoeira promove a igualdade racial
- Lenon Quoos
- 20 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira, 20/11, é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que são abordados na ocasião são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
Em Cachoeira do Sul, município em que mais da metade da população é afrodescendente, um dos órgãos que mais luta pela igualdade e promove atividades alusivas à população afrodescendente é a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Compppir), coordenada atualmente por Vânia Leni Pedroso.
A Compppir vem promovendo inúmeras atividades alusivas à data durante o mês de novembro, como a parceria com o Projaca, projeto da Escola Inovação, que visa promover diversas atividades e oficinas, quando último dia 9, foi realizado um bate-papo sobre Quicumbi com apresentação e oficinas de dança e percussão, com o grupo do Quilombo Rincão dos Negros (Rio Pardo). No dia 16, ocorreu uma oficina de gastronomia afro ministrada com os senegaleses na sede da coordenadoria. Para o próximo sábado, 23/11, está agendado um evento de visibilidade negra durante o dia inteiro, com bate-papo, apresentação de dança, exposição fotográfica, música ao vivo, banca de comidas e bebidas em prol de ações sociais e batizado ecumênico da capela da Compppir, tudo na sede da Escola Unidos da Vila.
Além disso, nessa semana a Compppir realizou encontros em algumas escolas da rede pública, onde fizeram oficinas de conto afro infantil. Desde setembro foram realizadas outras atividades, como palestras, bate papos e exposição de trabalhos sobre o tema, através da programação de formação de professores e cine bate papo, do projeto Sarau da Memória.
Talentos Negros
Nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, será realizada mais uma edição do evento musical Talentos Negros no auditório da Casa de Cultura, promovido pela entidade Amigos da Arte e do Esporte com o apoio da Compppir. Conforme a coordenadora, Maria de Lourdes Soares Machado, a atividade começa às 20h.
Vânia que também é vice-presidente do Conselho da Igualdade Racial revela que os membros do conselho já se reuniram para articular sobre a possibilidade de tornar a data feriado também em Cachoeira, o que já é realidade em diversas cidades. Os bairros que mais possuem negros são os bairros Bom Retiro e Tupinambá.

Foto: Divulgação
Comments