Escola HCB completa 50 anos
- Redação AN
- 13 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

Diversas atividades serão realizadas no dia 19 de novembro para comemorar a data | Foto: Divulgação HCB
A Escola HCB completa 50 anos em novembro. Para comemorar esta data, a direção da escola preparou diversas atividades (ver cronograma abaixo) para este dia. “São 50 anos de tradição, sonhos, conquistas, muitos profissionais formados e outros tantos que por aqui passaram, deixando conhecimento e laços, jamais esquecidos. Dividimos com a comunidade cachoeirense esta alegria. Fazemos parte da história de Cachoeira do Sul. Hoje, estamos instalados no local que foi o 1º hospital desta cidade e nos orgulhamos em preservar este espaço”, destaca a diretora da Escola HCB, Maiara de Oliveira Carvalho.
No momento a Escola de Educação Profissional de Saúde – Escola HCB, tem um corpo discente de 200 alunos, sendo que os mesmos têm as suas atividades diárias de aulas teóricas na escola e estágios no Hospital de Caridade e Beneficência, na Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e nas Empresas. Participam em vários eventos na comunidade, entre eles: campanhas de vacinação, jornadas Rotárias, atendimentos de primeiros socorros, verificação de pressão arterial e teste de glicose e palestras sobre temas de saúde na comunidade.
Maiara afirma que “considerando que a turma 2019/1, dos 22 alunos formados, 80% foram empregados no HCB, no primeiro mês após a formatura”.
História da Escola HCB
O HCB possui uma escola de enfermagem há 50 anos, cuja autorização para funcionamento foi concedida através da Portaria nº 20428 de 18/11/1969 e, em março de 1970 iniciaram-se as atividades da então “Escola de Auxiliares de Enfermagem”, sendo reconhecida oficialmente pela SEC através da Portaria nº 32273/72.
Em março de 1970 foi o marco inicial do desenvolvimento das atividades da então Escola de Auxiliares de Enfermagem, idealizada e organizada pelo médico Dr. Eurico Nestor Wilhelm, seu primeiro diretor, com o apoio do Provedor do Hospital de Caridade e Beneficência, Sr. Theobaldo Carlos Burmeister, do Dr. Edyr Lima e demais membros do Grande Conselho.
Seu funcionamento foi autorizado através da Portaria 20.428 de 18 de novembro de 1969. A escola iniciou seu funcionamento com onze alunos do Curso Auxiliar em Enfermagem. A mesma foi criada para solucionar a falta de funcionários qualificados para o Hospital, pois na época só existia uma enfermeira com curso superior, conhecida como enfermeira padrão, a inesquecível Irmã Assunta Scherer, que foi a primeira professora enfermeira da Escola. Os demais profissionais que atuavam no HCB na época, eram Atendentes de Enfermagem.
O processo de reconhecimento foi avaliado pelas professoras Marisa Timm Sari, Laize H. Cunha e Selma Garcia de Oliveira, que compunham a Comissão Verificadora. O reconhecimento oficial da SEC deu-se através da portaria nº 32273-72.
Nestes 50 anos a Escola HCB já formou:
- 1.268 Auxiliares de Enfermagem, sendo este curso já extinto desde o ano de 1996;
- 1.409 Técnicos em Enfermagem;
- 425 Técnicos em Radiologia;
- 205 Técnicos em Segurança do Trabalho;
- 32 Técnicos em Administração em Saúde;
- 32 Técnicos em Prótese Dentária;
- 35 Auxiliares de Consultórios Dentários;
- 42 Promovidos de Auxiliares de Enfermagem para Técnicos em Enfermagem.
Totalizando: 3.448 profissionais em saúde.
Conheça os cursos oferecidos pela Escola HCB:
1. Técnico de Administração em Saúde
2. Técnico de Radiologia
3. Técnico de Enfermagem Pós-ensino Médio e Concomitante
4. Auxiliar de Consultório Dentário
5. Técnico de Higiene Dental
6. Técnico de Prótese Dentária
7. Técnico de Segurança do Trabalho
Importante: A Escola HCB fica na Rua Saldanha, 35. Informações pelos telefones 51 3722 0760 e pelo 51 9 96119106 (Whatsapp).

Foto: Divulgação
Comentarios