Arroio Amorim sofre com escoamento de esgoto
- Redação AN
- 7 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Na última semana, o vereador Luis Paixão (PP) recebeu um pedido de vistoria para examinar as ruas do bairro Augusta pós-temporal. Durante a visita ocorrida na quinta-feira, 31/10, ao conversar com alguns moradores, o vereador conta que pessoas residentes da Rua General Osório, na divisa do Bairro Augusta com o Frota, relataram que estavam sendo notificadas pela Corsan para que efetuassem a ligação do esgoto cloacal, ordem esta emitida após ter sido implantada uma nova rede pela concessionária. Caso não o fizessem, o esgoto seguiria correndo à céu aberto de forma irregular e desse modo, os moradores estariam cometendo um crime ambiental.
Porém, em conversa com moradores próximos, a própria Corsan não estava dando bom exemplo, pois não haviam solucionado um grande entupimento no encanamento que fazia com que o esgoto cloacal fosse lançado diretamente no Arroio do Amorim. A dona-de-casa Isaura Cruz reside ao lado da sanga e revela que fazia cerca de um ano que os moradores estavam solicitando providências para solucionar essa situação, pois o mau-cheiro era insuportável. “Na época, uma equipe da Corsan esteve aqui e constataram que estava com problema, então prometeram voltar para tomarem as providências adequadas, mas foram embora e não voltaram mais. Aí ficamos com essa calamidade”, destaca Isaura.
Após contato do vereador Paixão, o setor de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) se deslocou até o local para averiguar a denúncia de lançamento de esgoto cloacal em local inadequado. Conforme o secretário em exercício da SMMA, Alexsander Radiske, como existe uma licença junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), foi encaminhado ofício à mesma com cópia ao Ministério Público Estadual para que tomem as medidas cabíveis com máxima urgência. Em contato com o Ministério Público Estadual, a promotora Maristela Schneider informou que analisou a documentação e já solicitou um parecer sobre o caso à Fepam.
Saiba Mais
A reportagem do Jornal A Notícia constatou que em um pátio do bairro localiza-se uma bomba que filtra o esgoto, para posteriormente ser enviado para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Técnicos da Corsan estiveram no local na sexta-feira, 1º/11, para consertar o problema, porém o escoamento do esgoto continua em ambas as caixas de cimento, localizadas nos duas margens do arroio.

Foto: Divulgação
Comentarios