O drama das filas do SUS em Cachoeira do Sul
- Redação AN
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Comunidade precisa passar a madrugada na fila para conseguir tirar uma ficha | Foto: Arquivo AN
Não é de hoje que os problemas na rede municipal de saúde de Cachoeira do Sul vem acontecendo. Um dos problemas mais graves é a falta de fichas para pacientes que necessitam consultar com um médico clínico geral. O tema foi pauta na sessão desta segunda-feira, 23/9, da Câmara de Vereadores aonde diversos vereadores teceram diversas críticas ao prefeito municipal Sérgio Ghignatti pela falta de fichas do SUS. "De onde já se viu na cidade do prefeito médico a saúde estar um caos", criticou Valdocir Marques (PTB).
Drama da madrugada
Durante a última semana uma briga ocorreu na Unidade de Saúde (US1) junto a Unidade da Previdência Social no município, entre pacientes que aguardavam para tirar uma das cinco fichas oferecidas para o clínico geral e os moradores de rua, que disputavam bancos para passar a noite no local. O fato precisou de uma intervenção da Brigada Militar no local, para separar as partes. "A Brigada Militar precisou intervir, alguns moradores de rua estavam no local, e após uma conversa acabaram se desentendendo com um pessoal que estava na fila. Dia de chuva o local fica apertado para quem está aqui tirando ficha, aquela aba protege muito pouco", informou Fernando Gomes.
Escuridão
Além da disputa por bancos, quem necessita tirar uma ficha precisa estar atento e com os olhos bem abertos durante a madrugada, já que a iluminação é muito ruim no local. Uma mulher que preferiu não se identificar, confidenciou a reportagem do Jornal A Notícia que possui muito medo de ser assaltada durante a noite, já que o local é de intensa movimentação durante a madrugada.
O problema se estende pelos bairros
Uma leitora que também preferiu não se identificar, informou que vem enfrentando muitas dificuldades para conseguir uma ficha para clínico geral na Unidade de Saúde (US14) no Bairro Marina. "Preciso renovar a receita para poder retirar o medicamento controlado que uso junto a farmácia do SUS, mas não consigo tirar uma ficha pois são apenas cinco. Quando chego de madrugada no posto além das pessoas que necessitam consultar tem aquelas pessoas que cobram para posar na fila. Eu não tenho condições de pagar, acabo ficando sem ficha", informou a leitora.
O que diz a SMS
A reportagem do Jornal A Notícia, tentou o contato telefônico com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta terça-feira, 24/9, porém nenhuma das ligações foram atendidas.
Comments