Lanches para pacientes: Gilmar apresenta indicação ao executivo
- Magaiver Dias
- 31 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
O vereador Gilmar Dutra (PRB) apresentou nesta segunda-feira, 28, uma indicação ao executivo para que os pacientes que realizam tratamento em outras cidades e são transportados pelas ambulâncias do município recebam um lanche.
A indicação de Gilmar visa atender as pessoas carentes que realizam tratamento de saúde em outros municípios, por exemplo, Porto Alegre, os mesmos saem de Cachoeira do Sul durante a madrugada e muitas vezes só retornam tarde da noite. Já que o transporte, geralmente um ônibus espera até todos os pacientes serem atendidos para depois iniciar o recolhimento e a viagem de volta. Muitos destes pacientes mais carentes por vezes acabam passando o dia sem comer nada.
Buscando dar melhores condições a essas pessoas, a indicação foi encaminhada a Prefeitura de Cachoeira do Sul. “O pedido tem o objetivo de beneficiar os pacientes que fazem tratamento de saúde na nossa região e utilizam as ambulância do município como transporte. Muitas vezes saem muito cedo de casa para cumprir o horário da consulta e os mesmos não se alimentam direito e acabam ficando o dia todo sem comer; até mesmo por não ter dinheiro para comprar um lanche. Desta forma sugiro que na viagem seja oferecido um lanche simples para que possamos garantir aos pacientes e um maior bem estar e que esse serviço seja ainda melhor para a população”, justificou o vereador.
Passar muito tempo sem se alimentar causa alguns prejuízos a saúde do ser humano. De imediato é possível se observar a diminuição do rendimento e da capacidade de concentração. Além disso, o raciocínio é prejudicado e surgem sinais de fraqueza acompanhados de falta de ânimo.
Você já notou que muitas pessoas ficam estressadas quando estão com fome?
O motivo principal é a influência nos hormônios, com aumento do que controla o estresse, o cortisol. Então, este quando atinge níveis excessivos, gera acúmulo de gordura como forma de proteção do organismo.
Outra consequência de ficar sem comer por longas horas é a lentidão do organismo. Pois prejudica o processo da digestão, podendo causar desconforto após a alimentação com náuseas e dor.
Ao ficar longas horas sem comer o metabolismo fica lento, é a forma que o organismo encontra para economizar energia. Além disso, contribui para a facilidade de se ganhar peso. Tornando, portanto, mais difícil a sua perda, além de causar inchaço abdominal e prisão de ventre.
Ficar muito tempo sem comer descontrola o apetite, fazendo com que, ao término da refeição, nos sentimos “pesados” e “cheios”. Além do mais ocasiona o acúmulo de gordura, como defesa do organismo, a fim de se precaver contra um próximo jejum prolongado.

Foto: Ascom Câmara
Comments