“Água sim, vento não”: conheça o projeto proposto por Paixão
- Magaiver Dias
- 24 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
O vereador Luís Paixão apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira, 20, da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, um projeto de sua autoria para que a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) que presta o serviço de abastecimento de água e esgoto no município, instale por solicitação do usuário, o equipamento eliminador / bloqueador de ar nas tubulações, antes do hidrômetro dentro dos padrões exigidos pelo fabricante.
Conhecido por ser um vereador muito atuante junto à comunidade, Paixão conta o que o levou a propor o projeto, “A ideia surgiu após uma sugestão de pauta por um amigo, e posteriormente fui a campo investigar e recebi diversas reclamações de vários usuários, isso me levou a propor este projeto, assim buscando uma maneira de ajudar a comunidade”, afirma.
“A expectativa é de economizar, pelo menos, até 30%, sem contar a durabilidade das instalações hidráulicas, que deixarão de sofrer com a pressão de ar nos canos”, afirma Paixão, preocupado também com as tubulações nas residências dos usuários.
Importante: Em função das despesas decorrentes da aquisição e da instalação do equipamento, a Corsan, poderá cobrar na fatura mensal do usuário a cobrança pelo serviço, que poderá ser diluído em um total de 12 parcelas, discriminando o valor do produto e valor da mão de obra, até o término do débito.
“O presente projeto de lei, tem como objetivo beneficiar toda a comunidade cachoeirense, especialmente as pessoas com menor poder aquisitivo, que poderão aproveitar os recursos economizados para suprir as suas necessidades”, destacou Paixão em sua justificativa do projeto.
O projeto deverá ir a votação na Câmara, a expectativa é de que a votação ocorra nos próximos 60 dias, pois primeiro devem passar pela aprovação das comissões dentro da Casa.
O que é o bloqueador?
O bloqueador de ar é um dispositivo que é instalado na tubulação da água e tem a função de proibir cobranças indevidas causadas pela a passagem de ar no hidrômetro. Geralmente o problema de ar na tubulação acontece devido manutenções na rede de água, vazamentos ou o alto consumo, o ar que fica dentro acaba sendo registrado pelo hidrômetro.
Como funciona?
O bloqueador de ar funciona mantendo a rede de água pressurizada, para que o ar da tubulação não tenha força suficiente para ser registrado no hidrômetro. Por outro lado, a água possui uma pressão que é diferente do ar e consegue ser registrada de forma mais justa. Por isso, que o bloqueador de ar é importante para evitar gastos indevidos na sua conta.
Um dos primeiros motivos para utilizar o bloqueador de ar é a redução que pode chegar até 50% em sua conta. Esse dispositivo possui uma vida útil longa e não precisa de manutenção. Totalmente legalizado no Brasil, não enferruja e também não suja a sua água por que é de altíssima qualidade. Economia em dobro nas cidades onde é cobrada a taxa de esgoto, você paga somente pelo que consome.
Sobre a instalação:
A instalação é muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa, encanador ou bombeiro hidráulico que tenha uma noção básica sobre encanamentos, basta apenas seguir as ilustrações no manual do fabricante. Mas antes de instalar é necessário verificar quais são as peças necessárias, por exemplo, luva, adaptador, nipel e etc.
Atenção
A instalação só pode ser feita com a devida autorização da Corsan, quando feita na tubulação antes da chegada do hidrômetro na residência.

Foto: ASSCOM Câmara
Commenti